quinta-feira, 6 de maio de 2010

STF - Dir. Administrativo - princípio da separação dos poderes não autoriza acumulação de cargos

O STF, com base no princípio da separação dos poderes e da simetria das formas (quanto às proibições e incompatibilidadedes dos membros do legislativo federal), proveu RE em que o estado do Paraná questionava permissivo na Lei Orgânica local para acumulação remunerada dos cargos de secretário municipal e vereador. A questão residia se o permissivo constante na CF/88, art. 56, I, para os membros do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas seria aplicável aos vereadores.
Vamos à transcrição do informativo do STF:

Acumulação Remunerada de Cargos e Lei Orgânica - 1
A Turma proveu recurso extraordinário em que o Estado do Paraná questionava a possibilidade, ou não, de acumulação remunerada do cargo de secretário municipal com o de vereador, autorizada, à época, por Lei Orgânica. Tratava-se, na espécie, de recurso extraordinário interposto contra acórdão do tribunal de justiça daquela unidade federativa que, em mandado de segurança, reputara legal essa cumulação ao fundamento de que a Magna Carta não a proíbe, e aplicara, por similaridade, o disposto no art. 56, I, da CF (“Art. 56. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador: I - investido no cargo de Ministro de Estado, Governador de Território, Secretário de Estado, do Distrito Federal, de Território, de Prefeitura de Capital ou chefe de missão diplomática temporária”). Concluíra a Corte de origem que a nomeação do ora recorrido para o aludido cargo, permitida pela Lei Orgânica do Município de Bituruna/PR, não configuraria ato nulo ou proibido, não podendo persistir a determinação de restituição dos valores recebidos como remuneração.
RE 497554/PR, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 27.4.2010. (RE-497554)


Acumulação Remunerada de Cargos e Lei Orgânica - 2

Asseverou-se que, em virtude do art. 29, IX, da CF (“Art. 29... IX- proibições e incompatibilidades, no exercício da vereança, similares, no que couber, ao disposto nesta Constituição para os membros do Congresso Nacional e, na Constituição do respectivo Estado, para os membros da Assembléia Legislativa;”), a lei orgânica municipal deve guardar, no que couber, correspondência com o modelo federal acerca das proibições e incompatibilidades de vereadores. Assim, afirmou-se a impossibilidade de acumulação dos cargos e remuneração de vereador e secretário municipal, tendo em conta interpretação sistemática dos artigos 36, 54 e 56 da CF. Considerou-se, ademais, aplicável o princípio da separação dos Poderes.
RE 497554/PR, rel. Min. Ricardo Lewandowski, 27.4.2010. (RE-497554)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.